quarta-feira, 10 de março de 2010

São Miguel e os Mortos

São Miguel é um nome muito comum em funerárias espalhadas pelo mundo. Também temos diversos cemitérios e galerias de tumbas com o nome do referido arcanjo. Tal uso é justificado , segundo a tradição cristã , por ele ser uma espécie de guia e protetor para as almas. Para um estudo mais detalhado utilizaremos imagens de estátuas e passagens da bíblia.

*** 

Em sua iconografia ele é representando portando uma balança. Esse instrumento é uma alegoria para a justiça divina. São Miguel chama os mortos para o dia do Juízo Final e pesa as almas. A passagem que ilustra essa característica encontra-se em Daniel 12, 1-3:

“Naquele tempo, surgirá Miguel, o grande chefe, o protetor dos filhos do seu povo. Será uma época de tal desolação, como jamais houve igual desde que as nações existem até aquele momento. Então, entre os filhos do teu povo, serão salvos todos aqueles que se acharem inscritos no livro. Muitos daqueles que dormem no pó da terra despertarão, uns uma vida eterna, outros para a ignomínia, a infâmia eterna. Os que tiverem sido inteligentes fulgirão como o brilho do firmamento, e os que tiverem muitos (nos caminhos) da justiça luzirão como as estrelas, com um perpétuo resplendor.”

***

Miguel também aparece como protetor dos mortos na transição do plano de vida terrena. Novamente em sua iconografia aparece com uma espada flamejante matando um dragão sobre os seus pés. Essa criatura é a personificação do demônio no livro do Apocalipse 12, 7:

“E houve no céu uma grande batalha: Miguel e os seus anjos pelejavam contra o dragão, e o dragão com os seus anjos pelejavam contra ele; porém estes não prevaleceram, e o seu lugar não se achou mais no céu.”



Um bom exemplo prático nós temos no Cemitério da Irmandade de São Miguel e Almas de Porto Alegre. Em seu interior existe uma interessante estátua do arcanjo com sua espada e o dedo apontando para cima. Esse gesto significa a ordenação da ascensão do falecido. O monumento encontra-se em um ponto bem visível do campo santo, o que caracteriza seu sentido de proteção aos mortos. 


Fontes (todos acessados em 10/03/2010):

Bíblia Sagrada

http://www.catedralsaomiguel.org.br/padroeiro.php

Imagem: http://www.filhosdefatima.com.br/novosite/wp-content/sao-miguel.jpg

Imagem São Miguel e Almas Porto Alegre: http://www.portobusca.com.br/images/011_cemiterio.jpg


Um comentário:

  1. Seu trabalho em Jesus Cristo é maravilhoso. Você é muito importante para causa da Justiça absoluta de Jesus Cristo. Sobre esta justiça eu quero lhe falar em nome de Jesus Cristo e através do Espírito Santo Verdadeiro. Por isso com humildade eu lhe convido a entrar em meu blog e ver e se possível divulgar as revelações do Espírito Santo Verdadeiro, sobre o dilúvio de fogo. Se você já nos visitou eu agradeço de coração. Pois estamos vivenciando um memento muito sensível da palavra profética. Desde já suplico as bênçãos do Pai, do Filho e do Espírito Santo Verdadeiro sobre todo aquele que atender esse nosso chamado em nome do Senhor Jesus Cristo. Clique em martins111 - João Joaquim Martins. OU http://joaorevela.blogspot.com/ Saudações Cristãs.

    ResponderExcluir