São Miguel é um nome muito comum em funerárias espalhadas pelo mundo. Também temos diversos cemitérios e galerias de tumbas com o nome do referido arcanjo. Tal uso é justificado , segundo a tradição cristã , por ele ser uma espécie de guia e protetor para as almas. Para um estudo mais detalhado utilizaremos imagens de estátuas e passagens da bíblia.
Em sua iconografia ele é representando portando uma balança. Esse instrumento é uma alegoria para a justiça divina. São Miguel chama os mortos para o dia do Juízo Final e pesa as almas. A passagem que ilustra essa característica encontra-se em Daniel 12, 1-3:
“Naquele tempo, surgirá Miguel, o grande chefe, o protetor dos filhos do seu povo. Será uma época de tal desolação, como jamais houve igual desde que as nações existem até aquele momento. Então, entre os filhos do teu povo, serão salvos todos aqueles que se acharem inscritos no livro. Muitos daqueles que dormem no pó da terra despertarão, uns uma vida eterna, outros para a ignomínia, a infâmia eterna. Os que tiverem sido inteligentes fulgirão como o brilho do firmamento, e os que tiverem muitos (nos caminhos) da justiça luzirão como as estrelas, com um perpétuo resplendor.”
Miguel também aparece como protetor dos mortos na transição do plano de vida terrena. Novamente em sua iconografia aparece com uma espada flamejante matando um dragão sobre os seus pés. Essa criatura é a personificação do demônio no livro do Apocalipse 12, 7:
“E houve no céu uma grande batalha: Miguel e os seus anjos pelejavam contra o dragão, e o dragão com os seus anjos pelejavam contra ele; porém estes não prevaleceram, e o seu lugar não se achou mais no céu.”
Fontes (todos acessados em 10/03/2010):
Bíblia Sagrada
http://www.catedralsaomiguel.org.br/padroeiro.php
Imagem: http://www.filhosdefatima.com.br/novosite/wp-content/sao-miguel.jpg
Imagem São Miguel e Almas Porto Alegre: http://www.portobusca.com.br/images/011_cemiterio.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário